Agrofloresta

A agrofloresta é um sistema de uso da terra em que árvores ou arbustos são cultivados entre ou ao redor de plantações ou em pastagens, imitando os princípios estruturais de uma floresta. Isso traz diversos benefícios, como a preservação do solo, assim como auxilia na conservação da fauna e da flora, além de contribuir com a fertilidade do ambiente. 

Implementar um Sistema Agroflorestal  foi a primeira tarefa depois que chegamos aqui. As primeiras tentativas foram desafiadoras – abrir os canteiros em área de pasto, com um solo duro, compactado como pedra, combater a braquiária e, por fim, plantar a placenta do sistema. O trabalho árduo valeu a pena, pois ao longo de dois anos testemunhamos, quase como uma magia, a fertilidade e a biodiversidade aumentando e criando um microclima especial dentro do sistema. As frutas colhidas, os legumes e verduras estão deslumbrantes, superando seus irmãos da horta comum. Essa agrofloresta não para de nos surpreender.

O segundo Sistema Agroflorestal, iniciado há pouco tempo – dois anos após a implementação do primeiro – aumentará o tamanho total da agrofloresta para cerca de um hectare e terá  como foco de cultivo a produção de café, frutíferas e madeira nobre.

Um projeto que requer muito esforço e dedicação, mas, sem dúvida alguma, os benefícios que traz para a natureza e para nós são imensuráveis.  Venha e junte-se a nós para ajudar este milagre a crescer!