O que seria um projeto ecológico sem uma horta orgânica própria? A permacultura visa dar mais de um propósito às coisas, então este jardim deveria se tornar mais do que apenas um lugar para nos alimentar com seus vegetais deliciosos e saudáveis. Deve ser algo visualmente bonito, ligado ao propósito do MAARA e em sua composição circular e, portanto, sustentável.
Então, tudo começou com um rascunho – a ideia era fazer o jardim em forma de símbolo letão e conectado ao MAARA. Escolhemos uma mistura de JUMIS (símbolo de fertilidade, força, riqueza e sucesso) e signo de MARTINS (símbolo de luz e fogo) para manter sua energia perto de nossa casa.
Para manter o sinal bem visível, usamos a técnica de canteiros elevados. Para o recheio usamos camadas de diferentes materiais para que se decomponha nos níveis mais baixos e assim dê nutrientes às plantas acima. Primeiro, começamos com troncos grossos e galhos, depois galhos e palha mais finos, em seguida veio o esterco, depois uma camada de húmus e finalmente um bom solo preto. Tudo foi coberto com uma camada de palha para proteger o solo de secar e perder nutrientes.
O trabalho foi árduo, mas o resultado foi impressionante – talvez um dia possamos até ver nossa horta no google earth. Por enquanto, apenas aproveitamos os vegetais e verduras saudáveis e livres de tóxicos, e o jardim absolutamente lindo que também abriga muitas borboletas e abelhas.