Esgoto ecológico

Nas áreas rurais do Brasil não há sistemas públicos de esgoto e é muito comum que o esgoto e as águas residuais sejam despejados em rios ou em uma fossa séptica aberta (basicamente um buraco no solo) que leva à contaminação do solo e da água. Nós do MAARA queríamos criar um sistema que não permitisse que nenhum lixo nocivo chegasse ao rio ou à água potável. Após bastante pesquisa, optamos por 

1. construir um BET (bacia de evapotranspiração) para nossa água preta (dos banheiros) 

2. Construir um círculo de bananas para nossas águas cinzas (cozinha, chuveiros, banho, máquinas de lavar, etc).

Bacia de Evapotranspiração (BET) ou fossa de bananeiras

O BET é um sistema fechado de tratamento de águas negras (águas dos vasos sanitários). O sistema não polui o solo, as águas superficiais ou subterrâneas.

A água preta é conduzida a uma bacia fechada e impermeável na qual os dejetos humanos são decompostos por meio de um processo de fermentação por bactérias na parte inferior do sistema, a parte entre os pneus e os buracos nas rochas/telhas. Como a bacia está completamente fechada, os patógenos nocivos não podem deixar o sistema.

A água no sistema não pode sair e subirá através das diferentes camadas de pequenas pedras, areia e solo dentro do sistema e ficará 99% limpa.

Para tirar a água do sistema, plantas com folhas grandes, como bananeiras ou taiobas, evaporam o acesso da água para a atmosfera.

Se projetado corretamente, o sistema nunca transbordará, não cheirará e não terá qualquer contaminação ao redor. Ao mesmo tempo, nos dará até bananas saborosas para comer, que são 100% seguras de quaisquer contaminantes que possam estar no esgoto (comprovado cientificamente).

Veja abaixo duas fotos de como fica o sistema:

Círculo de bananeiras

O círculo de bananeiras é usado para tratar nossa água cinza. Trata-se de água proveniente de chuveiros, cozinha, máquinas de lavar etc., desde que não venha de vasos sanitários. A água é basicamente despejada em um grande buraco no solo que é preenchido com muito material orgânico (desde grandes troncos nas partes inferiores até galhos menores e grama no topo). Ao redor do buraco são plantadas bananeiras e outras plantas com folhas grandes para evaporar o excesso de água na atmosfera.

Veja abaixo a imagem de como fica o sistema:

Deve-se notar que tanto para o BET quanto para o círculo de bananeiras devemos evitar o uso de produtos químicos ou outras substâncias tóxicas como cloro na água, para evitar matar os micro-organismos no sistema.

Construção do BET e círculo de bananeiras

Em primeiro lugar, a localização do BET é importante e deve ser em local ensolarado. Isso permite que as bananeiras sejam mais eficazes na fotossíntese e evaporem a água na atmosfera.

Para calcular o tamanho do BET calculamos com aproximadamente 2 m3 por pessoa que o utilizará. No nosso caso com uma família de 4, 5 voluntários e por algumas vezes pessoas no nosso alojamento utilizamos 12 pessoas como base, o BET ter que ter uma dimensão de 24 metros cúbicos. Os tamanhos dos tanques passaram a ter 5m de comprimento, 3m de largura e 1,5m de profundidade.

Este é um tanque grande, por isso cavamos os buracos para a BET e o circulo de bananeiras com a ajuda de uma máquina de escavação. A partir daí iniciou-se a construção do piso e das paredes, certificando-se de que tudo está resistente e estanque para evitar eventuais fugas. Por dentro, as paredes foram rebocadas com uma camada estanque.

 O próximo passo foi preencher o BET que foi feito em um dia de trabalho duro! Veja também as fotos abaixo;

  • Primeiro foi colocada uma camada de pneus no meio do tanque, a fim de criar espaço suficiente para a entrada do esgoto e foram feitas conexões com as tubulações de esgoto
  • Em segundo lugar, telhas velhas foram colocadas ao redor e em cima dos pneus, enchendo a bacia nos primeiros 70 cm
  • Em terceiro lugar foi colocada uma membrana geotêxtil sobre as telhas para filtrar o esgoto que sobe e para evitar que pedras menores caiam e entrem nos orifícios maiores das telhas que são necessários como espaço para o esgoto
  • No topo da membrana foi inserida uma camada de 30cm de cascalho
  • Então, novamente, uma membrana geotextil foi colocada sobre o cascalho para evitar que a areia do próximo nível descesse entre os buracos do cascalho
  • No topo vem uma camada de 30 cm de areia de construção
  • Por último enchemos o tanque com 30 cm de terra normal, para fins de plantio.

Agora que o tanque está cheio com todas as camadas necessárias, começamos a plantar as bananeiras e outras plantas que têm folhas grandes para poder evaporar muita água na atmosfera. Plantamos as bananeiras a cerca de 1 metro uma da outra e depois cobrimos o solo muito bem com muito material orgânico.

O BET já está pronta mas ainda faltava cavar os buracos e instalar as redes de esgoto das casas até a fossa séptica que era outro projeto por conta propria.

[meta_gallery_carousel