Acredito que a Festa Junina é a mais linda e típica festa brasileira e aqui no interior ela ganha outro significado, ainda mais profundo. Trazida ao Brasil pelos portugueses, tem muitas características da festa do solstício de verão europeu como grande fogueira, danças circulares, comidas típicas, entre outros. A festa celebra as boas condições de colheita e é uma forma de agradecimento pela estação chuvosa passada que os católicos adaptaram para celebrar os seus santos António, João e Pedro. Mas aqui no MAARA ganhou outro significado.
Para nós esta festa se torna uma bela tradição aqui no MAARA e este ano pela terceira vez convidamos amigos e vizinhos para comemorar conosco. Viver no campo às vezes pode parecer bastante isolado e distante, e os vizinhos mais próximos, mesmo se conhecendo, não têm oportunidade de conversar. Então, este encontro era sobre conhecer uns aos outros, conversar e rir, beber e comer juntos, dançar e se divertir.
Foi um dia lindo e assim, a Festa Junina se qualifica como um verdadeiro festival de permacultura, reunindo pessoas e alegria.