banheiro externo de bioconstrução

Recebendo grupos escolares para nossas vivencias eco-pedagógicas e realizando diversos eventos aqui no MAARA, houve uma necessidade urgente de construir um banheiro externo. Então, começamos a planejar e projetar colocando alguns pontos importantes:

– deve ser construído em modo de bioconstrução com utilização máxima possível de materiais naturais e locais

– não deve estar localizado muito central, mas também não muito longe das casas principais

– deve estar conectado ao sistema de esgoto ecológico já existente

– deve ser visualmente integrado ao ambiente natural de MAARA

Para as paredes optamos por utilizar uma técnica de pau-a-pique, que requer uma moldura estrutural feita de bambu entrelaçado e depois preenchida com uma mistura de barro, areia, palha e água. Para a fundação utilizamos pedra rachão para dar um aspecto mais rústico à construção. Sempre que possível, reaproveitamos materiais que sobraram de outras obras (como o piso) ou comprados de segunda mão, como a janela redonda. A impermeabilização final das paredes foi aplicada com a ‘mistura Margarida’ criada pelos nossos experientes vizinhos da bioconstrução da EcoCaminhos, mas o amor que colocamos em cada detalhe é apenas uma parte essencial de tudo o que fazemos no nosso projeto de permacultura.

Devo dizer que o resultado é simplesmente deslumbrante, absolutamente ecológico e uma bela melhora funcional e decorativa do Projeto MAARA.